Exposições
Local: Hall Centro Eventos UFSC
1) Barco Solar UFSC: Grupo Vento Sul
Fundada em 2009, a Vento Sul é um projeto de extensão vinculado ao departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e orientado pelo professor Dr. Orestes Estevam Alarcon. Nosso projeto é focado no desenvolvimento de embarcações de competição que utilizam energia solar fotovoltaica como fonte exclusiva de energia, competindo nacionalmente no Desafio Solar Brasil que ocorre anualmente no estado do Rio de Janeiro e Internacionalmente no Dutch Solar Challenge, a qual é considerada a “Copa do Mundo” dos barcos solares, acontece a cada dois anos na região da Frísia, no norte da Holanda. A equipe é composta por estudantes de destaque de diferentes cursos da UFSC, e coordenada por um capitão. A V ento Sul domina todo o processo de produção dos seus barcos solares, desde a elaboração do projeto naval da embarcação solar até os últimos acabamentos. Atualmente o processo é realizado por 14 membros, em sua própria oficina, localizada na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Contatos da Vento Sul
Facebook: https://www.facebook.com/EquipeVentoSul/
Instagram : @teamventosul
email: teamventosul@gmail.com
2) Margem Arquitetura/ Construção com Terra: Cecília Prompt e Raphael Autran
Bioconstrução & Tecnologias Sustentáveis
Na exposição da Margem Arquitetura, a arquiteta e doutoranda da Pós-Arq (UFSC), Cecília Prompt, e o construtor Raphael Autran (Baobá Construções), apresentam técnicas de bioconstrução com terra como taipa de mão, terra ensacada e demais tecnologias sustentáveis aplicadas à construção civil.
3) Projetos em bambu: Celso Salamon e Fabiano Ostapiv
Alternativas de processos de fabricação para obtenção de painéis e peças de bambu
Para viabilizar e ampliar o uso e aplicações do bambu no Brasil é necessário o continuo desenvolvimento de: estudos, técnicas, produtos e processos de fabricação, adequados às diferentes espécies de bambu e a particularidade da cultura brasileira. A forma mais simples de processamento de colmos de bambu é manual. Com o uso de técnicas e ferramentas manuais é possível produzir variados produtos de interesse para a arquitetura e construção civil. No entanto, estes produtos processados manualmente apresentam problemas como a grande variabilidade dimensional. Uma das formas de contornar este problema é o como desenvolvimento de produtos modulares de bambu e madeira, como os que serão mostrados no ENSUS 2017. Nesta apresentação de trabalho, serão demonstradas também, um equipamento mecanizado bem processo primário para planificação de meio colmo de bambu permitindo a partir daí a produção de painéis e de diversificados produtos.
4) Projetos do Grupo de Pesquisa VirtuHab/Labrestauro UFSC
Info: O Portal Virtuhab agrega diversos subprojetos, como a MATERIOTECA , onde os materiais são identificados, catalogados e a análise do ciclo de vida é elaborada mostrando o processo de extração da matéria-prima, fabricação e emprego em obras de construção civil (a princípio de pequeno porte – Habitação de Interesse Social – HIS). As alternativas construtivas são apresentadas em um modelo eletrônico de residência, que pode percorrido de forma interativa. Clicando-se no elemento construtivo aparecem as opções catalogadas, desde as fundações até a cobertura. A meta é a obtenção de um sistema integrado onde, nas fichas dos sistemas construtivos, os materiais citados possuirão um link que redirecionará para a ficha do material em questão e para a análise do ciclo de vida. Outra pesquisa é o PROJETO SISTEMAS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, que tem o objetivo de desenvolver modelos de Habitação de Interesse Social. . A revista MIX, periódico em fase de desenvolvimento também está sendo hospedada no portal.Todos os projetos estão sendo realizados através de projetos de pesquisa e extensão, busca de materiais e atividades práticas, com participação de alunos da graduação e pós-graduação.
5) Fogões Solares: Elmo Dutra Filho
A exposição contará com modelos de fogões solares, como mostra a figura abaixo. No ENSUS 2016 alguns bolos foram assados nos fogões solares e oferecidos no coffee break do evento, como degustação. Foi um grande sucesso dentre os participantes.
6) Casa Eficiente: Eletrosul
A Casa Eficiente é uma residência unifamiliar com sistemas e soluções para eficiência energética e conforto térmico integrados ao projeto arquitetônico, onde foram implementadas tecnologias como geração de energia fotovoltaica interligada a rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água. Essa residência é um ambiente para a demonstração e também é sede do LMBEE – Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, responsável pelo desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa relacionadas à construção civil. Todas as soluções e sistemas implementados na Casa Eficiente podem ser observados através da visitação pública ou virtual voltada para os públicos infanto-juvenil, acadêmico e consumidor. Desta forma, o programa da edificação também abrangeu conceitos de acessibilidade, favorecendo a circulação dos visitantes em espaços internos amplos com acessos diversificados, além do uso de instalações aparentes, diferenciando-se de uma construção residencial convencional. Os resultados do monitoramento termo-energético e de consumo de água realizado pelo LMBEE serão disponibilizados após o término das pesquisas, sob a forma de quatro publicações técnicas direcionadas à construção civil. O LMBEE realiza o monitoramento diário das variáveis ambientais internas e externas, da geração de energia solar fotovoltaica e dos fluxos de calor através das vedações (paredes e coberturas), bem como os consumos de água por uso final. Por meio da aplicação de conceitos de eficiência energética com alto grau de adequação ambiental visando à sustentabilidade, incorporando conceitos como aproveitamento de águas pluviais e diminuição de impactos ambientais, e com a verificação de seu potencial através do monitoramento ambiental e de consumo, a Casa Eficiente representa uma referência nacional para a disseminação destes conceitos, não só para a comunidade acadêmica como também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil e setor elétrico.
7) UNOCHAPECÓ – exposição de trabalhos de graduação com o tema da sustentabilidade – Responsável: Tatiana Zacheo Rodriguez
8) UNOESC – exposição de trabalhos de graduação com o tema da sustentabilidade – Responsável: Lidiane Camilotti
9) UFSC – exposição de Projetos de Conclusão de Curso – Design – Responsável Ana Verônica Pazmino
10) Exposição Straw Clay – Sistema construtivo utilizando palha e argila – Responsável: Bruno Rinaldi
11) Construtora Bolsoni – Sistema construtivo em Wood Frame – Responsável: Fernando Bolsoni
12) Empresa Ecotelhado / Bem-te-vi Paisagismo – Soluções para sistemas hidromodulares, sistemas laminares, ecoparedes, jardins verticais, brises vegetais, jardins espirais, ecopavimentos, ecodrenos, sistemas integrados (ecotelhado, ecoparede, reuso de águas da chuva e reuso de efluentes tratados), sistemas de impermeabilização, pisos nuvem, ilhas flutuantes, piscinas naturais e muros de arrimos. Responsável: Heitor Tagliaro Lopes.
Para saber mais consulte o portfólio da empresa com os produtos disponíveis (Ecotelhado – Portfólio 2017), envie um email para contato@ecotelhado.com.br ou acesse o site www.ecotelhado.com.