Palestrantes

Eng. Elmo Dutra Filho: Fogões Solares

Com um tema abrangente, a palestra do eng. Elmo Dutra Filho é voltada para todos os tipos de público do evento. O eng. Elmo demonstrará na palestra as vantagens da tecnologia desenvolvida por ele, comentará sobre desvantagens, mostrará tipos variados de modelos. Maiores detalhes podem ser encontrados na entrevista concedida pelo eng. para a revista Mix Sustentável vol. 2 n. 2, em : Entrevista com Elmo Dutra para a revista Mix Sustentável

Além da palestra, o eng. Elmo estará, durante todo o evento, expondo seus produtos no hall principal.

Prof. Miguel Aloysio Sattler: Sustentabilidade na Construção Civil

O professor Miguel Aloysio Sattler irá relatar na palestra as principais atividades do grupo de pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis, vinculado à área de Construção, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS. Palestra com foco no público de arquitetos e engenheiros que participará do ENSUS 2017.

Maiores informações sobre a atuação do professor Sattler podem ser conferidas na página do grupo de pesquisa: Grupo NORIE – UFRGS

Prof. Tomás Queiroz Barata: Design para Sustentabilidade

Com um tema atual, a palestra do prof. Tomás Queiroz Barata é voltada para quem quer conhecer melhor o processo de desenvolvimento de produtos com a inclusão da questão da sustentabilidade desde o início do processo projetual. Deste modo, o designer, engenheiro ou arquiteto começa a traçar a escolha dos materiais e processos fabris desde o momento da pré-concepção, considerando as dimensões sociais e econômicas vinculadas com as ambientais, tornando o processo de desenvolvimento de produtos contínuo, inovador e atual.

O prof. Tomás contribuiu com a revista Mix Sustentável com dois artigos no vol. 1 n. 2, edição especial ensus 2016, que podem ser conferidos clicando abaixo. Os artigos mostram uma parte do trabalho desenvolvido pelo laboratório coordenado pelo professor na UNESP, servindo também para dar uma ideia do foco principal da palestra.

Mobiliário urbano com madeira de reflorestamento: Desenvolvimento de projeto e produção de modelo em escala reduzida

Sistemas Construtivos em Madeira Certificada

Eng. Roberto Falcão Bauer

O Eng. Roberto, fundador do grupo Falcão Bauer apresentará uma palestra de especial importância para os engenheiros e arquitetos que participarão do ENSUS 2017. Estabelecendo uma comparação entre questões de desempenho e questões ambientais em projetos de estruturas pré-fabricadas de concreto, o engenheiro convidará o público a uma reflexão sobre o tema, mostrando casos práticos e uma ampla vivência de mais de 63 anos das empresas do grupo Falcão Bauer, que prestam serviços nas áreas de engenharia consultiva realizando assessorias, avaliações, inspeções, certificações (produtos e sistemas de gestão), estudos de viabilidade, pesquisas, projetos, monitoramentos, meio ambiente e treinamentos.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Grupo Falcão Bauer.

Eng. Toni Backes

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Floricultura, com mais de 20 anos de experiência em paisagismo ecológico, fundador da Escola de Paisagismo Perau do Encanto e do curso Técnico em Paisagismo na Escola Bom Pastor. É palestrante, escritor do livro “Paisagismo para celebrar a vida: jardins como cura da paisagem e das pessoas” e professor especialista em telhados vivos.

Clique aqui para mais informações.

Marcos Acayaba

Possui graduação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. É autor de diversos projetos e obras dentre as quais se destacam o Pavilhão Pindorama (1985), Vila Butantã (2004); FDE – Escola Estadual Jd. Bela Vista, em Mogi das Cruzes (2005); ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP (2006); SEHAB-Conjunto Ponte dos Remédios 2011, Edifício Spression (2014), e as residências Milan (1975), Olga (1990), Baeta (1993) e Acayaba (1997). Recebeu os prêmios Cubo de Bronze na Bienal Internacional de Buenos Aires (1985), da Premiação Nacional IAB (1991), da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1993- Destaque da Obra), da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1997-Grande Prêmio Ex-Aequo), e o Prêmio Fundação Vilanova Artigas (1991). Proferiu Conferências e Palestras no Brasil e no Exterior e é autor do livro “Marcos Acayaba” publicado pela Editora Cosacnaify em 2007.

Para o ENSUS, trará a palestra “Projetos Ecológicos”, projetos estes que objetivam com o mínimo de meios atingir a maior eficiência, conforto e, como consequência, beleza. Livres de questões de estilo, as formas de suas construções resultam de processos de análise rigorosos de condições específicas, da natureza do lugar, do emprego correto dos materiais e da energia necessária para a produção, uso e manutenção. São, portanto, projetos ecológicos: onde nada sobra e nada falta.

Confira o site do palestrante Marcos Acayaba aqui.

Cláudia Visoni

Claudia Visoni é paulistana, jornalista e ambientalista. Uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas, do Movimento Cisterna Já e da iniciativa Objetivos da Compostagem. É conselheira eleita da sociedade civil no Conselho do Meio Ambiente (prefeitura regional de Pinheiros, SP) onde coordena o Grupo de Trabalho Arborização e Agricultura Urbana. Participa de redes de permacultura (conjunto propostas e técnicas para tornar os assentamentos urbanos sustentáveis) e cultiva alimentos. Confira os 18 motivos para incentivar a agricultura urbana, escrito por Cláudia Visoni neste link.

Apresentará no ENSUS 2017, o que os cidadãos individualmente ou os coletivos da sociedade civil podem fazer para melhorar as cidades quando o assunto é arborização urbana, agroecologia, manejo sustentável de água e gestão de resíduos sólidos (sobretudo orgânicos), trazendo sugestões para o ativismo coletivo dar certo.

Prof. Marcelo Bezerra

Dr. em Design da PUC-Rio, tem experiência em projetos de arquitetura residenciais e comerciais. Conhecimento e atuação na coordenação e concatenação dos projetos complementares e equipes de projetos, administração de obras de reformas. Está atualmente desenvolvendo pesquisa sobre a construção sustentável. Tem conhecimento sobre certificações para construção sustentável adotadas no Brasil e no exterior.

Com a palestra “Estratégias e ideias para cidades e edificações mais sustentáveis”, trará estratégias e modelos para melhor gestão de recursos, assim como soluções e visões para um cenário de sustentabilidade em nossas cidades, bairros e edificações.

Mesa redonda propondo discutir sobre “Desafios e perspectivas para redução do impacto ambiental nas atividades humanas”, com:

Prof. Roberto Lamberts

Doutor em Engenharia Civil pela University of Leeds, Roberto Lamberts atua como professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, vários trabalhos e 9 livros editados. Coordena projetos de pesquisa com ênfase nas áreas de eficiência energética, bioclimatologia e conforto térmico.

Prof. Sebastião Soares

Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Titular, possui graduação em Engenharia Sanitária pela UFSC (1985), D.E.A. (1991) e doutorado (1994) em Gestão e tratamento de resíduos pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (França). Atua na UFSC desde 1995, no departamento de engenharia sanitária e ambiental. Foi coordenador de curso de graduação em engenharia sanitária e ambiental, chefe do departamento e coordenador do programa de pós graduação em engenharia ambiental, vice-diretor e diretor do Centro Tecnológico. Em 2003-2004 foi professor visitante (pós doutorado) na École Polytechnique de Montréal (Canadá). Bolsista do CNPq entre 1999 e 2013. Bolsista de pesquisa do Inmetro de 2013 a 2015. Atua na área de gestão ambiental, com ênfase em Análise do Ciclo de Vida (ACV) e resíduos sólidos.

Prof. Ricardo Ruther

É professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Electrical and Electronic Engineering – The University of Western Australia e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha e na The University of Western Australia. Atualmente é coordenador do Laboratório FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É Diretor Técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina. Foi fundador e primeiro presidente da Seção Brasileira da International Solar Energy Society. Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Semi Condutores, atuando principalmente nos seguintes temas: energia solar fotovoltaica, célula solar fotovoltaica, geração descentralizada, geração solar e módulos solares fotovoltaicos, veículos elétricos e armazenamento de energia.